quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Na primavera, flores aparecem nos pratos
Na primavera, o aroma das flores surge também na gastronomia. Rosa, flor de laranjeira, lavanda e violeta entram na finalização de pratos de alguns restaurantes do Rio de Janeiro e de São Paulo.
Tradicionalmente utilizadas na cozinha árabe mediterrânea, combinam com massas, bolos, recheios, tajines, drinques, peixes e carne.
O toque floral pode ser destilado a partir de essências, xaropes, licores ou águas.
"Elas funcionam como aroma, mas casam com tudo."
Veja abaixo como preparar uma receita de magret de pato com água de rosas
MAGRET DE PATO COM ÁGUA DE ROSAS
Letícia Moreira/Folhapress
Magret de pato com água de rosas
Magret de pato com água de rosas
INGREDIENTES
- 180 g de magret (peito) de pato
- 3 colheres (chá) de água de rosas*
- Pimenta a gosto
- Sal a gosto
PREPARO
Ponha uma frigideira antiaderente para aquecer em fogo alto
Tempere o magret de pato com sal e pimenta a gosto
Preaqueça o forno a 180ºC. Em seguida, doure os dois lados do magret por cinco minutos na frigideira
Depois, leve-o ao forno a 180ºC por quatro minutos. Ao retirá-lo do forno, corte-o em três pedaços na horizontal e sirva-os no prato
Para finalizar, despeje a água de rosas
terça-feira, 27 de agosto de 2013
FORA TOXINAS !!!
Saiba mais sobre as toxinas e por que é importante eliminá-las
Por que é bom ajudar na faxina do organismo?
Com menos toxinas, tudo nele funciona melhor: digestão dos alimentos, absorção dos nutrientes, eliminação de líquidos. Até os hormônios cumprem suas funções de maneira adequada, sem prejudicar o metabolismo, a pele, o cabelo e até a libido.
É verdade que dermatologistas e esteticistas são à favor da desintoxicação?
Sim, pois livre das toxinas, as células respondem melhor aos ativos dos cosméticos. O resultado da drenagem linfática também é mais eficiente quando o organismo está menos resistente para eliminar o excesso de líquidos.
Há outros sintomas de que o organismo está com excesso de toxinas?
Além da dificuldade de emagrecer mesmo com dieta, você fica cansada e irritada com facilidade. Pode, ainda, ter dores de cabeça e abdominal, gases, gosto amargo ou metálico na boca, memória e concentração prejudicadas.
Alimentos fundamentais na dieta desintoxicante
Melancia - ajuda a desintoxicar especialmente quando triturada com as sementes - ricas em fibras, elas limpam o estômago e o intestino. Essa parte da fruta ainda tem componentes diuréticos, facilitando a saída das toxinas na urina.
Folhas verdes - ricas em fibras e clorofila (antioxidante que ameniza os efeitos nocivos dos radicais livres produzidos no próprio processo de desintoxicação), são especialmente eficazes.
Quinua e linhaça - têm fbras que varrem as toxinas para fora do organismo. Também melhoram o funcionamento do intestino.
Chás verde e de hibisco - concentram antioxidantes capazes de remover as toxinas das células e facilitam a chegada de nutrientes até elas, reduzindo acne e celulite.
Abacaxi - carrega bromelina, enzima que favorece a digestão e reduz a infamação nas células.
Limão - contém compostos que estimulam a produção da bile pelo fígado. Essa substância isola a gordura e facilita a absorção dos nutrientes.
Maçã - oferece pectina, uma fibra que vira um tipo de gel capaz de impedir que parte da gordura dos alimentos seja absorvida. Já os favonoides, antioxidantes da fruta, protegem as células dos radicais livres.
Eles devem ser evitados durante o processo de desintoxicação
Açúcar - doces em geral, assim como alimentos adoçados com xarope de milho ou adoçantes à base de ciclamato e sacarose, contribuem para o aumento de toxinas.
Café - se você é fã da bebida, reduza a dose aos poucos para não sentir dor de cabeça. O ideal, no entanto, é suspendê-la da dieta por pelo menos dois dias.
Glúten e lactose - proteína do trigo (pão, biscoito, macarrão) e açúcar do leite e derivados, respectivamente, são substâncias com ação infamatória. Devem ser evitadas especialmente nos dois primeiros dias da dieta.
Carne vermelha - tem digestão lenta e, por isso, prejudica o processo de desintoxicação.
segunda-feira, 26 de agosto de 2013
Tomates recheados com carne moida
Ingredientes
10 tomates grandes
250g de carne moída
1/2 xícara de chá de vinho
2 cebolas picadasver vídeo
1/2 xícara de chá de queijo ralado
1/2 xícara de chá de pão torrado e moído
3 colheres de sopa de salsinha
1/2 xícara de chá de manteiga ou margarina Qualy
Pimenta-do-reino e sal a gosto
Como fazer
Corte uma "tampinha" na parte de cima dos tomates. Retire o miolo, passe numa peneira e reserve. Coloque uma pitada de sal em cada tomate e deixe-os de cabeça para baixo em cima de um prato.
Numa frigideira, coloque metade da manteiga e doure a cebola. Acrescente a carne moída e frite um pouco, mexendo. Junte o vinho e o miolo de tomate, peneirado. Tempere com sal, pimenta e Salsa picadaver vídeo Se precisar, junte 1/2 xícara de água. Tampe a frigideira ou panela e deixe cozinhar em fogo lento por uma hora ou até que todo líquido evapore.
Tire do fogo, junte o pão torrado e moído, mais o queijo e misture bem. Com uma colherinha, recheie os tomates. Se quiser, cubra-os com sua tampas e jogue por cima o restante da manteiga e um pouco de molho de tomate.
Salpique com queijo ralado e pão torrado e moído. Leve ao forno médio para gratinar. Sirva como entrada ou prato principal, acompanhado de arroz branco.
domingo, 25 de agosto de 2013
Cozinha sensual!!
Chocolate, temperos… Cheiros e sabores intensos, harmoniosos e atrativos convertem uma cozinha chata em uma cozinha atrativa que, em muitos casos, se converte em uma cozinha para seduzir.
Já se diz o ditado popular "O homem se conquista pelo estômago". Estando de acordo ou não, teu companheiro sempre irá te agradecer a preocupação por ele, todo homem deseja ser o centro das atrações e ser mimado pela sua companheira.
Cozinhe ao seu companheiro uma receita surpresa!
Escolhendo os alimentos
Este item depende principalmente do seu gosto e do seu companheiro, se não tem certeza do que ele gosta, tenta descobrir sutilmente perguntando a que restaurante ele gosta de ir, então descobre o que servem lá. Inclui saladas exóticas, morangos, uvas, chocolate e nata para sobremesa. Para petisco, inclua castanhas, mas nunca salames, amendoins ou frituras, você quer excitar seu companheiro e não encher o estômago dele a ponto de "Deitar, dormir e roncar". Para o prato principal, seja ele qual for, utilize temperos frescos, nada de pimenta ou muito sal, molho é muito bom para sedução, imagine você e ele, o molho escapa um pouquinho para teus lábios, um clima de sedução, você cheirosa, olha no rosto dele e lambe os lábios e dedos, sem parar de olhar para seus olhos. E se isso ocorre com ele, vai em frente, lambe seus lábios e seus dedos.
Criando o ambiente
Crie um bom ambiente, tudo deve ser feito com sensualidade, para que isso aconteça prepare a mesa com uma toalha de mesa limpa e neutra, guardanapos de pano, um par de velas e um ramo de flores, este último é opcional, depende do tamanho do ambiente que fará o jantar, mas se incluir as flores, elas devem estar frescas, será uma forma de que ele saiba que você está se esforçando para seduzi-lo. Não esqueça o vinho.
A surpresa
Se você quer uma experiência mais intensa, coloque uma roupa sensual, mas não sexy esta você põe abaixo, prove de dar de comer um ao outro, deixe esta experiência para a sobremesa, você pode usar a sobremesa para a parte da sensualidade, tampe os olhos dele e comece com as frutas e chocolate morno, deixe cair de propósito um pouco de chocolate pelos lábios dele e lamba com muita sensualidade, como os olhos dele estarão fechados, deixe um pouco de gelo ao seu lado, num copinho, antes de lambê-lo, coloque o gelo na sua boca, retire o gelo e lamba os lábios dele, sua língua estará gelada o que excita pelo contraste do morno com o gelado.
Depois de tudo isso, que tal deixar a cozinha de lado e aproveitar a noite...
sexta-feira, 23 de agosto de 2013
YAKISSOBA DA CASA
Vamos preparar um yakissoba bem gostoso?
Excelente pedida para um jantar de sexta-feira!
Boa dica na hora de receber amigos e familiares!
ingredientes
1/2 maço pequeno de brócolis
1/2 maço pequeno de couve-flor
1 cebola grande picada em pedaços médios
1 colher de sopa de óleo
1 cenoura cortada em rodelas médias
1 colher de sopa de maisena diluída em 50ml de água
6 colheres de sopa de molho shoyo
100 g de champignon
250 ml de molho para yakissoba
250ml de água
300g espaguete do fininho
400g de tirinhas de carne ( mignon, patinho ou alcatra) ou de frangoacelga ao seu gosto
modo de preparo
Cozinhe o macarrão aldente enquanto faz o molho.
Utilize uma panela grande, ponha o azeite e refogue um pouco a cebola, não precisa dourar
Em seguida, adicione a carne e refogue.
Coloque o molho para yakissoba e o shoyo, deixe cozinhar por uns 3 minutinhos em fogo médio.
Ponha a água e deixe ferver em fogo alto para então coloque a maisena dissolvida em água.
Mexa até ficar grosso, baixe o fogo e então coloque o champignon a couve-flor, o brócolis e a cenoura.
Cozinhe por uns 8 minutos e coloque a acelga.
Cozinhe até a cenoura, o brócolis e a couve-flor ficar ao ponto.
Quando estiver pronto coloque o macarrão, misture bastante, acerte o sal e tampe a panela por mais um minuto.
Sirva.
Dicas práticas
A dica é usar espaguete integral para a receita ficar mais saudável, o sabor continuará o mesmo.
Tempo: 40min
Rendimento: 4 porções
quarta-feira, 21 de agosto de 2013
Sufle de queijo
Ingredientes
3 unidade(s) de ovo
1 colher(es) (sopa) de manteiga
2 colher(es) (sopa) de farinha de trigo
1 xícara(s) (chá) de queijo ralado
quanto baste de tempero completo
quanto baste de sal
quanto baste de pimenta-do-reino branca
1 lata(s) de creme de leite
Como fazer
bata as claras em neve, acrescente as gemas e bata mais um pouco.Em seguida adicione a manteiga,a farinha de trigo, queijo ralado e os temperos. Por fim o creme de leite.Coloque num refratário untado com margarina e asse até ficar dourado.
segunda-feira, 19 de agosto de 2013
MATÉRIA GLOBO BARRA
Vejam que linda a matéria que saiu no Globo Barra do dia 18 de agosto!
Toque de Chef comigo! Três receitas
leiam e conheçam um pouco mais sobre o meu trabalho!
Bjs
quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Receita de brownie DIET
Além do sabor sensacional, não tem glúten, nem lactose, nem açúcar.
Cada porção tem, aproximadamente, 100 calorias, 14 gramas de carboidrato e 4 gramas de proteína. Ou seja, tem bastante caloria e não é rico em proteína, mas é uma ótima opção para adoçar o final de semana, sem sair tanto da dieta.
Vamos à receita?!
Receita de Brownie Diet
Ingredientes:
2 ovos
3 claras
½ xícara de chá de alfarroba em pó;
½ xícara de chá de farinha de coco;
½ xícara de chá de adoçante para forno e fogão;
1 colher de sopa de fermento;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
Castanhas, nozes ou amêndoas picadas (eu não tinha, fiz sem);
Modo de fazer:
Bata todos os ingredientes no mixer/liquidificador. Unte e enfarinhe uma forma (unta com qualquer óleo e jogue alguma farinha, alfarroba, adoçante, etc.). Coloque a massa na forma e leve ao forno pré-aquecido, a 180 graus, por uns 20 minutos. O brownie fica molhadinho, então se fizer o teste do palito, este deve sair úmido ainda.
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
DIETA DUKAN
A nova dieta Dukan elimina 5 kg em 15 dias
À base de proteínas do bem, o método francês que emagreceu a princesa Kate funciona como uma dieta de emergência – afina rápido em poucos dias. E, depois, ele ajuda a consolidar o peso conquistado. Assim você chega e se mantém magra no novo ano e nos próximos que virão!
Emagrecer rapidamente sem passar fome. A dieta Dukan permite uma perda rápida de peso - de 2,5 a 3 quilos em seis dias - desde que, nesse período, você coma proteínas magras (e nada mais!) até se sentir satisfeita. O objetivo é surpreender o metabolismo, acelerando a queima de calorias e reparando o organismo para a próxima etapa, quando o programa libera verduras e alguns legumes (veja a seguir os cardápios elaborados pela equipe do programa Dukan). Você continua emagrecendo num ritmo mais lento, mesmo assim a perda é significativa: de 2 a 2,5 quilos a menos em nove dias.
Dukan no Brasil
A dieta Dukan ou dieta francesa das proteínas é a mesma que, no ano passado, emagreceu a princesa Kate Meddleton e mudou o corpo de Jennifer Lopez. Depois, ela ficou famosa na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil. De lá para cá, o público fiel ao método só vem crescendo, assim como os recursos criados pelo médico Pierre Dukan. Há dois meses, ele esteve no Brasil para lançar a edição revisada e ampliada do seu livro Eu Não Consigo Emagrecer - a Dieta Francesa Que Conquistou Mais de 30 Milhões de Leitores (editora BestSeller, 30 reais) e o programa de emagrecimento online (www.dietadukan.com.br).
Atenção!
Exercício é obrigatório no programa Dukan. Caminhe 25 minutos por dia, seis vezes por semana. Nos dias pós-festa, aumente esse tempo para 40 minutos.
Ataque (fase 1)
Curta e intensa, esta etapa da dieta vai fazer você enxugar até 3 quilos em seis dias. Por ter só proteína magra (a exceção é o farelo de aveia, uma vez por dia, para reforçar a saciedade), ela prepara o organismo para responder melhor à dieta. Carne, ave e peixe podem ser consumidos à vontade. Mas, se quiser ter uma ideia de quantidade, siga o cardápio sugerido pela equipe responsável pelo programa Dukan no Brasil
Café da manhã
Opção 1: 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 1 xíc. de chá verde com canela e gengibre
Opção 2: 2 fatias de queijo branco 0% gordura + omelete (1 gema e 2 claras) + 1 xíc. (chá) de café com leite desnatado (adoçante, opcional)
Opção 3: 3 fatias de presunto magro + 1 taça de gelatina diet + 1 xíc. (chá) de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia
Lanche da manhã
Opção 1: 2 fatias de queijo branco 0% gordura
Opção 2: 3 fatias de peito de peru light (ou blanquet de peru)
Opção 3: 2 enroladinhos (2 fatias de presunto magro enroladas com 2 col./chá de queijo cottage 0% de gordura)
Almoço
Opção 1: Suflê de frango (bata 1 ovo e misture 1/3 de copo/150 ml de leite desnatado, 1 peito de frango cozido e desfiado, salsa, cebolinha, sal e pimenta. Asse em um pirex fundo) + 3 fatias de queijo branco 0% gordura
Opção 2: 1 filé (150 g) de carne (picanha sem gordura ou contrafilé) grelhado (tempere com salsinha, pimenta-do-reino e pouco sal) + omelete (1 gema e 2 claras)
Opção 3: 2 postas (240 g) de peixe (namorado, badejo) assado com ervas (alecrim, salsinha) + 2 col. (sopa) de lula cozida e temperada com vinagrete (molho de vinagre e sal)
Lanche da tarde
Opção 1: 1 fatia média de queijo branco 0% gordura + 2 fatias de presunto magro + 1 xíc. (café) de café preto (use adoçante)
Opção 2: 2 col. (sopa) de pasta de queijo cottage 0% gordura (amasse o cottage com orégano e pimenta-do-reino) + 2 fatias de peito de peru light (ou presunto magro) + 1 xíc. de chá mate batido com leite desnatado
Opção 3: 1 pote de iogurte natural 0% gordura (ou iogurte light de fruta) + 1 taça de gelatina diet
Jantar
Opção 1: 3 espetinhos de peru em cubos grelhados com molho de iogurte (iogurte natural 0% gordura temperado com cebola e alho picados e hortelã) + 6 cubos médios de tofu (ou ricota) temperados e grelhados
Opção 2: 1 medalhão de alcatra (150 g) temperado com ervas e grelhado + 2 fatias de queijo branco 0% gordura
Opção 3: 3 postas médias de peixe (badejo, namorado) temperadas com açafrão, assadas ou grelhadas + 4 kanis kama
Ceia
Opção 1: 2 ovos de codorna cozidos (ou 1 ovo)
Opção 2: 1 copo (250 ml) de leite desnatado batido com 1 ½ col. (sopa) de farelo de aveia
Opção 3: 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light)
Alimentos liberados
Na primeira fase, você pode variar o cardápio com estas categorias de alimentos
Carne branca: aves (com exceção de pato) e coelho. Carne magra: vitela e boi sem gordura, grelhadas, assadas ou cozidas. Peixe (todos): magros, gordurosos, brancos ou não, crus ou cozidos. Frutos do mar: camarão, lula e marisco. Frios: presunto magro, presunto de frango, peito de peru light e blanquet. Laticínios: queijo, ricota, requeijão, coalhada e iogurte 0% gordura e leite desnatado (duas porções por dia, no máximo). Ovo: dois por dia, no máximo. Água: é fundamental beber 2 litros de água por dia. Ela facilita o funcionamento dos rins, responsável por eliminar as toxinas que resultam da queima da gordura. Você também pode consumir chá e café (sem açúcar). Temperos: use ervas, cebola e alho para preparar a comida. Modere no sal e na gordura (use o mínimo de azeite para grelhar as carnes).
Cruzeiro (fase 2)
Nesta etapa, você pode acrescentar verduras e legumes (exceto batata) no prato, mas em dias alternados. Fica assim: um dia segue o cardápio da fase 2 e no outro o da fase 1, só com proteína magra. Repetindo esse esquema por nove dias, dá para emagrecer de 2 a 2,5 quilos. Mas você pode continuar nesta fase se ainda quiser secar mais alguns quilinhos
Café da manhã
Opção 1: Ovo mexido (1 gema e 2 claras) com ricota, presunto magro e tomate + 1 copo (250 ml) de suco de cenoura batida com salsão, água e 2 col. (sopa) de farelo de aveia (adoçante, opcional)
Opção 2: 1 pote de iogurte light de fruta + 1 ovo cozido + 1 xíc. (chá) de café preto sem açúcar (ou chá de erva-cidreira e hortelã)
Opção 3: 1 potinho de leite fermentado zero (tipo Actimel) + 2 fatias de peito de peru light e 1 fatia de queijo branco 0% de gordura + 1 xíc. (chá) de leite desnatado com 1 col. (chá) de cacau em pó sem açúcar
Lanche da manhã
Opção 1: 5 minicenouras
Opção 2: 2 fatias de rosbife
Opção 3: 4 tomates-cereja + 2 fatias médias de queijo branco 0% gordura
Almoço
Opção 1: 1 prato (raso) de salada de rúcula e tomate (tempere com sal e vinagre) + 3 col. (sopa) de carne moída cozida com vagem e cenoura em cubos
Opção 2: 1 prato (raso) de salada de alface e cogumelo (tempere com sal e vinagre) + 2 sardinhas frescas assadas com alecrim + 3 col. (sopa) de espinafre refogado com alho
Opção 3: 1 prato (raso) de salada de agrião e abobrinha ralada (tempere com sal e vinagre) + 3 espetinhos de frango, pimentão e cebola grelhados + 3 col. (sopa) de couve-flor e vagem cozidos no vapor
Lanche da tarde
Opção 1: 1 queijinho fundido (tipo Polenguinho Light) + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 palitos de salsão
Opção 2: 1 copo (300 ml) de suco desintoxicante (chá branco gelado batido com couve, cenoura, beterraba e gengibre) + 1/2 lata de atum light com 2 col. (sopa) de queijo cottage 0% de gordura
Opção 3: 3 fatias médias de tofu (ou ricota) grelhadas com salsinha + 4 kanis kama
Jantar
Opção 1: 1 prato (raso) de broto de feijão com vinagrete (sem óleo) + 2 fatias de peito de peru assado com hortelã + 3 col. (sopa) de berinjela refogada com cebola
Opção 2: 1 prato (raso) de salada de escarola, pepino e talos de erva-doce (tempere com sal e vinagre) + 1 prato de shirataki de konhaku (macarrão japonês) com molho à bolonhesa
Opção 3: 1 prato (raso) de salada de chuchu cozido e palmito (tempere com sal e vinagre) + 1 filé de pescada assada com alecrim
Ceia
Opção 1: 1 taça de gelatina diet
Opção 2: 1 pote iogurte natural 0% de gordura (ou iogurte light de fruta) com 2 col. (sopa) de farelo de aveia
Opção 3: 2 fatias de presunto de frango (ou presunto magro)
Consolidação (fase 3)
** Obs.: o cardápio abaixo não é válido para as quintas-feiras de proteínas puras
Café da manhã
Opção 1: 1 copo de leite desnatado com café (adoçante opcional) + 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de requeijão cremoso 0% de gordura + 1 maçã
Opção 2: 1 copo de mingau (leite desnatado com 2,5 colheres de sopa de farelo de aveia) + 3 enroladinhos de frios (3 fatias de peito de peru com 2 colheres de sopa de ricota light temperada com orégano)
Opção 3: 1 copo de leite desnatado com 1 colher (chá) de cacau em pó sem açúcar + 1 pote de iogurte natural 0% de gordura + 3 fatias de presunto magro
Lanche da manhã
Opção 1: 1 xícara (café) de café preto (adoçante opcional)
Opção 2: 1 colher (sopa) de goji berries
Opção 3: 3 ovos de codorna
Almoço
Opção 1: 1 prato (raso) de salada de camarão com kani + 2 Tomates recheados com atum e cobertos com parmesão light + 3 colheres (sopa) de abobrinha refogada
Opção 2: 1 prato (raso) de salada de endívia e beterraba + 2 fatias médias de lombo de porco assado com limão + 3 colheres (sopa) de couve refogada com alho
Opção 3: 1 prato (raso) de de salada de acelga com tomate + 3 pedaços médios de peito de frango com leite de coco light e tofu + 2 colheres (sopa) de couve-flor no vapor
Lanche da Tarde
Opção 1: 4 palitos de kani
Opção 2: 1 fatia de pão integral com 1 colher (sopa) de pasta de cottage 0% de gordura
Opção 3: 1 xícara (chá) de chá mate gelado com limão
Jantar
Opção 1: 1 prato (raso) de salada de alface, couve de bruxelas e palmito + 1 pedaço médio de lasanha de beringela com tofu + 150g de batata cozida com casca
Opção 2: 1 prato (raso) de salada de rúcula com aspargos + 200g de arroz integral à grega
+ 1 filé de frango com mostarda
Opção 3: 200g de salada de grão de bico com vinagrete + 1 prato (raso) de shirataki de konhaku (macarrão milagroso) com 1 colher de chá de shoyu + 1 filé de merluza assado
Ceia
Opção 1: 1 copo de suco de abacaxi com hortelã + 1 xícara de chá de gengibre e canela + 1 unidade de queijinho fundido light
Opção 2: 3 fatias de presunto de frango + 1 copo de mingau (leite desnatado com 1 colher de sopa de amido de milho) + 2 ovos de codorna
Opção 3: 1 pote de iogurte de frutas 0% de gordura + 2 fatias médias de queijo frescal 0% de gordura
+ 1 unidade de actimel (leite fermentado) zero
Fase 4: estabilização
Pronto, a partir daqui nada mais é proibido - você pode ter uma alimentação normal. Porém, uma vez na semana, deve repetir um dia do cardápio da fase 1, só com proteína (isso a vida toda). É o segredo para não voltar a engordar. Outra recomendação é adotar o consumo diário de três colheres de sopa e farelo de trigo e de aveia. São alimentos que garantem uma boa dose de fibras solúveis - indispensáveis para saciar e manter o intestino saudável, o que também é estratégico para que você deixe de brigar com a balança de uma vez por todas.
sexta-feira, 9 de agosto de 2013
Jantar romântico, sem exagerar nos gastos. Veja 20 dicas!
Comidinha saborosa, decoração perfeita e um bom vinho. Fazer um jantar romântico em casa, com direito a tudo o que um casal apaixonado merece, nem sempre exige gastos exagerados. Confira 20 dicas simples para decorar e a sugestão de um menu diferente.
Sabe aquela toalha de crochê feita pela sua tia? E as velas e louças que você guarda para usar “um dia”? Tudo isso entra no jogo para criar a atmosfera perfeita para uma refeição a dois. Esqueça os grandes buquês de rosas vermelhas e os pratos ultrarequintados. Aqui, designers, arquitetos e decoradores dão 20 dicas simples e criativas para uma decoração especial e criativa.
1 - “A dica mais importante é nunca esquecer das velas. Além de deixar a decoração mais romântica, não há nada como manter o amor aquecido. Elas não precisam ser colocadas apenas no centro da mesa. Você pode distribuí-las pela sala;
2 - Outra ideia é criar um piquenique urbano. Compre um tecido xadrez em uma loja de roupas masculinas ou infantis e escolher uma trama bem alegre, com cores românticas, como o rosa, o vermelho ou vinho. Nem precisa fazer a barra: basta cortar o pano no sentido da trama do tecido. Um certo desfiado dará um ar rebelde ao jantar;
3 - Vale adotar a mesa de centro na sala e fazer um jantar bem descontraído entre almofadas;
4 - Pratos e copos em tamanhos, formas e cores diferentes, mas que combinem entre si, dão um efeito diferente ao visual da mesa;
5 - Faça dois pequenos arranjo. De acordo com o feng-shui, é sempre bom utilizar todos os objetos em pares. Gosto quando o arranjo fica em um canto da mesa, como se fosse coadjuvante, e nunca como peça principal.”
6 - “Sempre escolha uma toalha de mesa original. Pode ser uma colcha, um tecido diferente, algo que dê personalidade à criação;
7 - Não tenha dó dos pratos, taças e talheres! Use aqueles especiais, que costumam ficar guardados. Caso tenha peças únicas, abuse da mistura de estilos;
8 - A luz do ambiente é fundamental, então procure deixar uma luz baixa e explore o uso de velas, que sempre dão um toque especial. Se a vela ficar muito próxima e embaixo do rosto, compense com a luz do ambiente para evitar sombras indesejáveis;
9 - Coloque na mesa algo exclusivo para o casal. Pode ser uma rosa em cada prato, por exemplo;
10 - Um bom arranjo de flores sempre dá um toque de cuidado na mesa. Evite arranjos altos no centro da mesa, porque dificultam o clima de olhares românticos. Soluções simples: escolha um único tipo ou cor de flor e junte tudo num buquê maciço ou espalhe flores soltas pela mesa.”
1 - “Flores em vasos ou até mesmo em taças sempre dão um tom especial para ocasião. Os arranjos não precisam ser de rosas vermelhas. Aposte em outras espécies para fugir do clichê e surpreender;
12 - Taças são essenciais para o brinde simbólico. A mistura de taças vermelhas e transparentes também vale;
13 - A iluminação indireta faz todo o clima da noite. Apagar as luzes e usar somente abajures, arandelas e velas é o ideal;
14 - A aromatização é um ponto importante: incensos ou velas com cheirinho ficam na memória olfativa;
15 - Atenção aos detalhes: almofadas decorativas vermelhas, com frases românticas e divertidas fazem a diferença na composição.”
6 - “A mesa deve ser no tamanho ideal para dois, nunca muito grande, se não perde o clima de aconchego e romantismo;
17 - Utilize bastante tecido, porque isso dá uma sensação de envolvimento e calor;
18 - É preciso ter muita sutileza para arrumar a mesa. Coloque os objetos que serão a base do serviço numa posição precisa e igual para ambos;
19 - Com qualquer tamanho e cor, a vela deve estar presente e acesa o tempo todo. Flores também deixam a mesa mais leve e alegre;
20 - Se tiver peças de porcelana e cristal guardadas, utilize-as. Pratos e copos colocados de uma forma delicada são convidativos.”
quinta-feira, 8 de agosto de 2013
FRIDA KAHLO - PRIMEIRO POST NO PORTAL LINGUA ESPANHOLA
Frida Kahlo , ou Magdalena Carmen Frida Kahlo, nascida no México na cidade de Coyoacan é uma das personalidades femininas que mais me encanta, por isso a escolhi para prestar esta homenagem logo no meu primeiro artigo neste Portal que enaltece a cultura Hispânica.
Frida nasceu como umas das filhas do meio, de um alemão judeu fotógrafo e de uma mexicana com raízes indígenas, que amava cozinhar e cuidar muito bem das filhas e da casa. Mulher muito religiosa que levava muito a serio as tradições de seu povo. Isto ajudou na formação de Frida, quanto ao seu nacionalismo, seu amor pelo México, e a se tornar uma das embaixatrizes da cultura mexicana pelo mundo.
Por ser uma das preferidas de seu pai, Frida aprendeu com ele a fotografar, colorir fotografias, o que acabou sendo muito útil à sua pintura. Frida, quando criança, queria ser médica, talvez pela influência, que hospitais e doenças tinham na sua vida desde cedo. Aos seis anos contraiu Poliomielite, o que rendeu a ela uma infância problemática e limitada. Depois na sua adolescência, sua doença interferiu na sua forma de vestir, num tempo onde mocinhas usavam saias normalmente, Frida usava calças compridas, para esconder sua perna mais fina pela doença. Não só seria por isso, mas também pela personalidade feminista e revolucionaria que Frida herdara, de viver num México cheio de movimentos políticos e revoluções constantes.
Aos vinte anos, Frida sofre um acidente grave numa colisão de bonde, quando voltava da escola, o que lhe causou um problema crônico, por ter parte de sua coluna comprometida. Isso a obrigou a ficar internada no hospital por vários meses, presa a um colete ortopédico que a impedia de ser livre e causava dores terríveis, que ela retrata em seus quadros como Cravos que fincavam seu corpo e causavam ferimentos e dor. Presa em uma cama em sua casa por vários meses, sempre nas suas crises, Frida se dedicou cada vez mais a pintura, desenhos e outros trabalhos manuais.
Atraída pela política, pela literatura e ciências sociais, Frida esquece a medicina e se entrega as artes. Guiada pelo dom natural de desenhar, pintar de uma forma extraordinária, Frida se entrega de corpo e alma a pintura. Cedo conhece o artista e amor de sua vida, Diego Rivera, que também pintava, e partilhava com ela o mesmo meio político e de grandes personalidades. Frida era muito bem relacionada no mundo inteiro por sua graça, carisma, inteligência e altivez.
Frida pintava seu jardim, visto de seu leito adaptado para portar seu cavalete de pintura, pintava sua feira local, frutas, verduras, e todo seu ambiente, vida familiar, recordações e lembranças de toda uma vida. Sempre manifestava sua dor através de lindas figuras, que traziam também, cravos, flechas que perfuravam seu corpo pequeno e frágil. A dor e a morte duas presenças constantes em seus quadros.
Mas além de artista maravilhosa e ativista política, Frida também passa a se interessar pela culinária, depois de algum tempo. Passou a amar a cozinhar, como toda mulher apaixonada, e fazia questão de cozinhar para seu grande amor Diego. Tinham pratos especiais que demonstravam a paixão e a luxuria que permeava o relacionamento do casal. Existe uma passagem em que relatam que Diego dizia que os seios de Frida pareciam pêssegos pequenos, e se referia às nádegas da mulher, como redondas. Ela muito vaidosa, dizia que eram como as folhas da Erva Santa, que têm um formato de coração. Daí surgiu o nome que ela dá ao seu caderninho preto, que além de ter várias anotações pessoais, abrigava também as preciosas receitas de Frida, na qual selecionei duas delas para vocês. Uma de sua babá, que amava demais, e outra, de uma de suas famosas festas feitas na sua Casa azul. Desse livrinho preto chamado Erva Santa, sumido e encontrado anos depois de sua morte, saem receitas extraordinárias de essência mexicana, mas não só receitas mexicanas encontram por lá. Frida, muito viajada, conheceu muitos pratos que fazia questão de reproduzir em sua terra natal com produtos mexicanos. Muitas iguarias foram reproduzidas durante seus jantares famosos.
Sempre fazendo questão de enaltecer a cultura mexicana, não só pelas roupas típicas, mas também pela culinária e respeito às tradições, Frida dedicava-se muito em pintar e cozinhar sobre o dia dos mortos, daí, suas caveiras famosas presentes em sua arte, e outros simbolismos.
Na cultura Mexicana o Dia dos Mortos é uma data muito celebrada.
Existe o ritual de se montar um altar com comidas, doces, pães, caveiras de açúcar, incensos, fotos de parentes, cravos... Dizem que no Dia dos Mortos, dia 02 de Novembro, os falecidos têm permissão de voltar a terra e por isso são recebidos com altares cuidadosamente arrumados para eles. Frida fazia questão de manter esta tradição.
Frida fica conhecida como a mulher da paixão e pintora da agonia, seus quadros exalam isto. Devota da virgem de Guadalupe, apaixonada por Diego e tomada pela dor que não a abandonava, Frida até o final de sua vida mantém seu diário sempre perto de si, descrevendo toda sua luta diária, sua superação dentro de seus limites. Viver era difícil... Morrer talvez fosse mais fácil. Segundo ela, morrer era para todo mundo, viver não.
Neste Livrinho chamado Erva Santa existe uma passagem muito bonita sobre a culinária e o ato de cozinhar, chama-se sangria.
"A sangria é a mulher. É a que tem cheiro de tempero e cebola. A que dá cor e ardido ao macho tequila. Os dois juntos são o idílio perfeito. Como eu gostaria de ser assim com o meu Dieguito. Mas ele pôde ser meu amigo, meu filho, meu amante, meu colega; nunca meu esposo. Depois do desastre que sofri com o bonde, ele foi meu pior acidente."
Dai saiu a receita sangrita. Num outro momento posso passá-la para vocês.
Hoje seleciono duas, uma da Frida Anfitriã da Casa azul, e outra de Frida criança, comendo os bolinhos de sua babá amada.
Espero que sintam a mesma emoção que eu senti ao reproduzi-las!!
Grande abraço, e divirtam-se!!!
“Um dia Diego convidou uma daquelas gringas sabe-tudo, e ela me perguntou por que tudo no México leva frango. Eu nunca havia pensado nisso. O frango é a base de nossa alimentação. É por isso que não tenho dúvidas: o caldo de frango é mexicano; não importa se foi criado pelos franceses,..." (Frida Kahlo).
Frango a la Frida
Ingredientes da receita de frango a la Frida
• 500 g de sobrecoxa de frango ( umas 5 unidades)
• 1 talos de alho poró laminado
• 3 colheres (sopa) de azeite
• 1 cebola média ralada
• 50g farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de molho inglês
• 1 litro de fundo de frango (ou caldo de frango)
• Salsinha fresca picada
• Sal, limão e molho de pimenta vermelha a gosto
Modo de preparo
Comece temperando o frango com o sal, a pimenta e o limão e reserve. Se você não tiver o caldo de frango, aproveite as aparas para fazê-lo.
Numa panela, coloque a farinha e deixe dourar. Quando estiver dourada – e não queimada!- vá acrescentando o caldo de frango aos poucos na farinha ainda quente com fogo ligado até formar um creme de cor dourada. Junte parte do alho poró e reserve.
Em outra panela, coloque o azeite e frite o frango com o restante do alho poró. Deixe dourar bem. Junte a cebola e refogue por mais 3 minutos, despeje tudo dentro da panela com o creme. Cozinhe em fogo simmer, até o frango ficar macio.
Sempre que o creme for secando, acrescente mais caldo quente.
Receita da Babá de Frida
"As receitas de minha Babá"
Bolinhos de mel de piloncillo
500g de farinha peneirada
125g de banha de porco
1/2 colher (chá) de anis dissolvido em 1 xícara de água
500g de requeijão
Óleo para fritar
Amasse bem a farinha com a banha e a água de anis, até obter uma massa elástica. Deixe repousar por 1 hora, faça bolinhas e abra-as com um rolo numa mesa enfarinhada, ajudando a estende-las com os dedos, até obter um disco. Aqueça o óleo e frite os bolinhos até dourar. Escorra e ponha-os sobre papel absorvente para tirar o excesso de óleo. Sirva numa travessa com requeijão, espalhado por cima e banhe com a seguinte calda: Numa panela, coloque 500g de piloncillo, 1 litro de água, 1 lasca grande de canela, 4 goiabas e 3 maçãs, e ferva até ficar uma pasta espessa.
Chef Denise Capela
(denisecapela@linguaespanhola.com.br)
- See more at: http://www.linguaespanhola.com.br/home/frida-kahlo/55#sthash.fqKn0Qx2.YYi6XhaK.dpuf
12 alimentos para combater a depressão
Ricos em nutrientes, eles garantem bem-estar e ajudam no tratamento da doença
A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".
A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas).
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.
Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão.
Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor.
Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.
Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia.
Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Ovos: Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor.
Carnes magras e peixes: O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono.
Carboidratos complexos: eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão.
Aveia e centeio: os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E.
Folhas verdes: estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos.
Soja: ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia.
terça-feira, 6 de agosto de 2013
Melhor que cocada branca... So cocada branca mole!!
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 1/2 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de margarina
100 g de coco ralado
Modo de preparo:
1. Em uma panela, coloque o leite condensado, o leite, a margarina e o coco ralado.
2. Cozinhe em fogo brando, mexendo sempre, por aproximadamente 15 minutos, ou até começar a soltar do fundo da panela.
3. Distribua em potinhos, deixe esfriar e leve à geladeira.
Dica: o ponto da cocada é mole.
Viva La Pasta!
MALFATTI DE ESPINACAS
Ingredientes:
...Ver mais
Hoje, o dia é ideal para preparar macarrão! Partilho uma receita de origem italiana. Rico, saudável e nutritivo! Ingrediente principal: espinafre.
Ingredientes de espinafre MALFATTI: 800 g. Espinafre (igual a 2 pacotes) 2 ovos 250 gr.de ricota 200 g de farinha 120 gr ralado queijo (opcional para adicionar à preparação) é uma receita fácil, requintada e acredito que não tão rápido... as meninas do resultado final ou bolas grandes de espinafre e ricota sem massa, luz de cozinha são perfeitos e você pode mantê-los no freezer já cozinhado e não vai desarmar.
Nós deve ferver o espinafre só um pouco até este ficar macio. Outra opção é a vapor. Em seguida, morde-lo e colocou-o em uma tigela, junto com a ricota. Misturando com as mãos ou uma colher e adicionar dois ovos e farinha.
Como resultado, uma massa macia é formada. Não adicione mais farinha! Não tenha medo não desmonte. A este ponto, você deve corrigir e adicionar, sal, pimenta e noz-moscada.
Com mistura de fria e uma colher e as mãos para as bolas de forma o tamanho que você quiser (menos do que o tamanho de uma bola de ping pong). As mãos devem ser impregnadas com farinha e, uma vez treinadas, farinha e reserva até formá-los a mistura inteira.
Cozinhe-os em água salgada a ferver com uma pitada de sal grosso.
Como o nhoque gradualmente verá que eles começam a subir. Ferver uns minutos até que todos a subir à superfície, nesse ponto, você pode removê-los com uma escumadeira.
Acompanhe com um molho de arquivo para ou colocá-los em uma assadeira cubrilos com creme e queijo ralado e grelhe-os, uma delícia!
Dica: • pode freezar estas cozido nhoque e porções em sacos. Quando você quiser comê-los, dar-lhes um mergulho em água fervente para que aquecem até e voila!
Suco Que Salva Vidas!!!
DIABETES E COLESTEROL, EXIGEM UMA DIETA SAUDÁVEL...TE CONVIDAMOS VOCÊ A EXPERIMENTAR ESTE SUCO. ROMAN E MORANGOS.
Coloque as sementes de uma roman no processador, meia caixa de morangos e processe. Depois coe o suco e beba. Essa quantidade sera suficiente para dois copos diarios.
Frittata de Abobrinha!!
Hoje vamos dar destaque as abobrinhas verdes numa representacao Italiana desta leguminosa.
Fritada de abobrinhas verdes , o Zuchinni, como eh chamado na Italia. Prato barato, gostoso e facil!
Vamos la?
Ingredientes para 4 pessoas:
0,5 kg de aboborinhas
8 ovos
3 colheres de azeite
Cebolinho ou tomilho
Sal, pimenta (q.b.)
Preparação:
Numa frigideira aqueça o azeite e junte as aboborinhas cortadas às rodelas finas. Deixe alourar 2 ou 3 minutos até que as aboborinhas cozam. À parte bata os ovos e junte o sal, a pimenta e as ervas aromáticas. Na mesma frigideira onde cozeu as as aboborinhas deite o ovo batido de forma uniforme de modo a cobrir a totalidade das aboborinhas. Deixe cozer. Quando na parte superior da frittata o ovo se apresentar perfeitamente cozido significa que a frittata está pronta. Vire-a no prato de servir. Sirva-a acompanhada de uma boa salada ou de verdura cozida. Eu servi-a com grelos cozidos passados em alho, azeite e piripiri.
segunda-feira, 5 de agosto de 2013
Receita de Falso Bacalhau
Receita de bacalhau de corvina. Prato que parece bacalhau e fica mais barato.
……….Bacalhau de Corvina
……….Ingredientes
Peixe
1 corvina inteira aberta pela barriga, sem cabeça (mais ou menos2,5 Kg)- ou outro peixe de água salgada
500 gramas de sal grosso
Sal de bacalhau
400 gramas de polaca em lascas (ou bacalhau salgado e desfiado)
……….Modo de preparo
………..Peixe
Numa assadeira grande coloque uma grade e sobre ela 1 corvina inteira aberta pela barriga, sem cabeça e sem o rabo (mais ou menos 2,5 kg). Espalhe 500 gramas de sal grosso no interior do peixe, cubra-o com um saco plástico aberto, coloque um peso sobre o peixe (saco de arroz, de sal) e deixe na geladeira por no mínimo 48 h.
………..OBS: Na metade deste tempo retire o peixe da geladeira, vire-o, escorra a água que se formou na assadeira e volte-o para a geladeira.
Depois deste período retire o peixe da geladeira, retire o sal grosso batendo o peixe e lave-o bem em água corrente.
Com uma faca bem afiada corte os filés e divida-os em 3 pedaços cada. Coloque os filés e aparas em uma tigela com água gelada para dessalgar e leve a tigela tampada para a geladeira por no mínimo 24 h, trocando a água 4 vezes durante este período.
……….Sal de bacalhau
Num processador coloque 400 gramas de polaca em lascas e bata por 1 minuto. Transfira a polaca processada para uma assadeira e leve ao forno baixo (mais ou menos 100° C) por 1 hora ou até secar e ficar como uma farinha. Reserve
……….Preparações com o peixe
……….Filés
Depois de dessalgar o peixe, tempere os filés com o sal de bacalhau (polaca processada e seca no forno), coloque-os com a pela para cima numa assadeira untada com azeite, cubra com papel alumínio e leve ao forno alto (250° C) por 20 minutos.
Retire os filés do forno, separe-os em lascas e reserve.
……….OBS: Descarte a pele e as espinhas e reserve o caldo que se formou na assadeira. Utilize estas lascas e o caldo em qualquer preparação que normalmente se faz com bacalhau (salada, bacalhoada). Para realçar o sabor tempere novamente a preparação com sal de bacalhau (feito acima).
……….Aparas para bolinho de bacalhau
Cozinhe as aparas dessalgadas numa panela com água fervente por mais ou menos 10 minutos, escorra e desfie.
Numa frigideira coloque 1 fio de azeite e refogue as aparas desfiadas (reservadas acima) até secar. Acrescente ½ cebola picada e 1 colher de sopa de alho picado e deixe refogar por mais uns 3 minutos. Tempere com o sal de bacalhau a gosto, apague o fogo e utilize na preparação de bolinho de bacalhau
……….RENDIMENTO: 800 gramas de bacalhau
……….TEMPO DE PREPARO: 72 horas para transformar o peixe em “bacalhau” e mais o tempo da preparação que você for fazer
Bolo Nega Maluca sem Gluten!!!
Bolo de chocolate não tem jeito, todo mundo curte…
Ingredientes:
2 xícaras de creme de arroz (arrozina, ou cremogena, ou ferla ou fecula)
2 xícaras de açúcar
1 xícara de nescau (nescau não contem glutén – já o toddy não é permitido)
3 ovos inteiros
1/2 xícara de óleo
1 xicara de água fervendo
1 colher de fermento em pó
Modo de preparo:
Misture primeiros os pós (açúcar, creme de arroz e o nescau), aos poucos crescente os ovos e o óleo, depois de misturar bem e ficar bem homogenia, acrescentar a água fervendo mexer e depois os fermento. Leve ao forno em forma retangular ou redondo untada com mararina e açúcar. Assar.
quando sair do forno jogue por cima 1 1/2 de leite quente com açúcar por cima (calda) deixe esfriar.
COBERTURA:
1/2 colher de margarina
1/2 lata de leite condensado
2 colheres de nescau
fazer um brigadeiro mole
domingo, 4 de agosto de 2013
Bolo de Laranja sem gluten e sem lactose!! Uma delicia!!
BOLO DE LARANJA
Ingredientes:
Massa:
1 laranja com casca
½ xícara de óleo
1 xícara de açúcar
3 ovos
1 xícara de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
1 colher de sopa de fermento
Cobertura:
1 xícara de açúcar
suco de 1 limão
2 colheres de sopa de leite (ou leite de soja como Ades)
***Se quiser, para enfeitar, jogue as raspas da casca do limão por cima ;)
Preparo:
Massa:
Corte a laranja em cubos e retire as sementes e o miolo. Coloque no liquidificador a laranja com casca, o óleo, o açúcar e os ovos. Bata tudo e reserve.
Em uma tigela, coloque as farinhas e o fermento. Despeje os ingredientes que estão liquidificador. Bata a massa.
Unte uma forma e despeje a massa. Leve ao forno para assar. Quando estiver pronto, ainda quente, despeje por cima a cobertura, que é bem simples.
Cobertura:
Misture o açúcar, o suco de limão e o leite quente. Aqueça tudo em fogo baixo até ferver. Jogue direto sobre o bolo ainda quente. Se preferir pode ainda sapecar algumas raspas de limão ou laranja para acentuar o sabor.
Bom final de semana!
Se quiser um outro efeito mais brilhoso use por cima geleia de brilho com suco de laranja
Creme Brulee
Crème brûlée (francês para "creme queimado") é uma sobremesa que consiste em um creme rico e saboroso, feito com creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. É geralmente servido gelado e em ramekins individuais. Além de baunilha, pode-se usar também chocolate, café, canela, coco, licores etc.
Às vezes, acrescenta-se sobre o açúcar da cobertura um pouco de bebida alcoólica, para realizar a caramelização.
História[editar]
Franceses, espanhóis e ingleses disputam a origem do crème brûlée, mas a primeira referência histórica é francesa e se encontra no livro Nouveau cuisinier royal et bourgeois de François Massialot, publicado em 1691. A receita era então à base de gemas de ovos e leite, com uma pitada de farinha. Depois de cozido, segundo o cozinheiro de Filipe de Orléans, é preciso adicionar bastante açúcar por cima do creme, além do açúcar já contido, e queimar o creme, de modo que adquira uma bela cor dourada.
Na Grã-Bretanha, existe uma referência, de 1879, ao Trinity Cream ou Cambridge burnt cream. No Trinity College, Cambridge, o símbolo da universidade era marcado, com um ferro quente, sobre o açucar da cobertura.
Na Catalunha, a sobremesa é chamada de crema catalana e contém limão (ou laranja) e canela. Em Portugal, é mais conhecido como Leite Creme. Tal como o original, deve ser queimado com um ferro próprio ou com um maçarico,contudo também é apreciado sem a queimada
Receita:
Ingredientes:
• 5 gemas
• 200 ml de creme de leite
• 1 L de leite
• 10 colherinhas (café) de mel
• 1 fava de baunilha
• 20 g de açúcar de confeiteiro
Prepare assim:
• Abra a fava de baunilha ao meio e raspe suas pequenas sementes dentro de uma caneca;
• Junte o leite, leve ao fogo até ferver e desligue. Esfrie rapidamente no gelo;
• Pré-aqueça o forno a 150°C;
• Bata as gemas com o açúcar até ficarem esbranquiçadas, juntando o mel em fio só no final
• Coe o leite já fervido, coloque em uma vasilha que possa ir em banho maria, acrescente o creme de leite e os ovos batidos. Leve ao fogo em banho maria e vá mexendo sem parar até ficar cremoso.
• Coloque 6 vasilhas em banho-maria em uma assadeira;
• Encha as vasilhas com o creme, tomando cuidado para que a espuma abaixe, e complete a porção;
• Leve ao forno pré-aquecido e asse por aproximadamente 50 minutos (ou até ficar firme e levemente dourado). Cuide para que a água não ferva, senão o creme irá talhar;
• Retire do banho-maria e deixe em temperatura ambiente;
• Polvilhe o creme com o açúcar e queime com um maçarico.
Lanchinhos faceis para compartilhar com amigos!
Salga-ditos de queijo e presunto
Os aperitivos frios são perfeitos para dias como hoje, quando o sol torna espectacular. Esses wafers salga-ditos presunto cozido, nós preparamos para hoje são perfeitos para acompanhar um lanche ou com uma salada como um frio de partida.
ingredientes
Fatias de presunto cozido
Massa folhada
1 ovo
queijo ralado
preparação
Espalhe a massa folhada até que ele é finito possível, e dividi-lo em três secções alongadas. Espalhe sobre um dos lados da massa com queijo ralado e outros presunto cozido picado. Enrole com cuidado para não deixar nada e tubos com massa como mostramos na imagem. Depois de tê-los, cortar em um tamanho de cerca de dois dedos de modo que não são nem muito pequeno nem muito grande.
Pincele com um ovo para dar-lhes um pouco mais de brilho. Coloque o forno para pré-aquecer a 180 graus e colocado no forno para cozer até a massa começa a subir.
Sobremesa rapida e barata
10 Sonhos de Valsa picados
- 2 colheres de sopa de Maizena
- 1 xícara de Maguary de maracujá
- 1 xícara de creme de leite fresco
- 1 xícara de água
- 3 gemas
- 1 xícara de açúcar
- 50 g de chocolate branco picado
Modo de preparo:
- Dissolva a Maizena na água.
- Leve ao fogo baixo juntamente com o creme de leite, o Maguary, o açúcar e as gemas, mexendo sempre até engrossar.
- Deixe esfriar coberto com um filme plástico.
Montagem:
- Em taças individuais coloque metade do creme, o bombom picado e outra metade do creme.
- Cubra com o chocolate branco e leve à geladeira até o momento de servir.
- Bom Apetite!
se nao tiver sonho de valsa faz com outro.
Assinar:
Postagens (Atom)