quarta-feira, 31 de julho de 2013
Concurso Dia dos Pais com almoço da Chef Denise Capela
Que tal tornar o dia dos pais um acontecimento ainda mais especial?
Criamos um concurso onde o vencedor ganha um almoço da Chef Denise Capela para 4 pessoas.
Leia o regulamento com atenção e participe.
REGULAMENTO
1 - Curtir a página da Chef Denise Capela no facebook https://www.facebook.com/ChefDeniseCapela
2 - Compartilhe a imagem do Concurso em sua linha do tempo
3 - Envie uma foto sua com seu pai para o email sgaldeano@gmail.com
4 - A sua foto entrará no álbum Concurso Dia dos Pais na página da chef do facebbok
5 - A foto mais votada será a vencedora! (mais opções curtir)
6 - A votação será encerrada dia 7 de agosto, quarta-feira.
7 - O resultado será divulgado dia 8 de agosto.
8 - Só poderão participar deste concurso, moradores da cidade do Rio de Janeiro.
9 - Faça sua campanha, pedindo votos aos amigos, compartilhando o link com sua foto por email ou facebook.
10- Participe e boa sorte!!!
MENU
Frango ao molho de laranja
couscous marroquino a moda do Chef
Torta de chocolate Rainha de Sabah
Azeites- Bacalhau, Uma delicia de combinacao!
Risotto de Bacalhau (Origem Veneto-Italia)
Ingredientes :
140ml de azeite de oliva extra virgem
1 talo de alho poro picado
300g de arroz-camaroli
100ml de vinho branco seco
130g de bacalhau dessalgado,escaldado e desfiado 200g de tomates sem peles nem sementes, em cubinhos
1L de caldo de galinha
20g de azeitonas portuguesas sem caroço
10d de pinoli
1 colher de sopa de manteiga
20g de queijo parmesao ralado
Ciboulette
Sal a gosto
Serve 4 porcoes.
Metodo:1. Coloque um pouco de azeite de oliva extra virgem em uma panela e refogue o alho poro. 2.Acrescente o arroz e refogue mais um pouco. Regue com vinho branco e espere evaporar.3. Junte o bacalhau, os tomates e regue com um pouco de caldo de galinha. Pouco antes de ficar pronto, acrescente as azeitonas e os pinolis. 4.Verifique o sale, se necessario, corrija o tempero.5. Quando estiver no ponto, acrescente a manteiga e o parmesao, misture bem e passe para uma travessa.6. Decore com a Ciboulette e sirva imediatamente.
terça-feira, 30 de julho de 2013
Ansiedade- Alimentacao como ajuda nos sintomas
Transtornos de Ansiedade
Todos os Transtornos de Ansiedade têm como manifestação principal um alto nível de ansiedade. Ansiedade é um estado emocional de apreensão, uma expectativa de que algo ruim aconteça, acompanhado por várias reações físicas e mentais desconfortáveis.
Os principais Transtornos de Ansiedade são: Síndrome do Pânico, Fobia Específica, Fobia Social, Estresse Pós-Traumático, Transtorno Obsessivo-Compulsivo e Distúrbio de Ansiedade Generalizada.
É comum que haja comorbidade e assim uma pessoa pode apresentar sintomas de mais de um tipo de transtorno de ansiedade ao mesmo tempo e destes com outros problemas como depressão.
Está cada vez mais difícil manter a calma? Todo mundo vive dizendo que você é uma pessoa ansiosa? A ansiedade provoca uma bagunça nas emoções e de quebra ainda reflete na saúde. Quando em excesso, ela desencadeia a sensação de mal-estar e te impede de viver a vida com mais leveza, sem tanta angústia em relação ao que ainda está por vir. Os ataques de gula também são creditados a ela. Existem tratamentos e terapias para controlar a ansiedade, mas sabia que a alimentação também pode ajudar a domar este furacão interno? Alguns alimentos contêm aminoácidos e vitaminas essenciais, que atuam diretamente diminuindo o estresse, combatendo a ansiedade e aumentando os níveis de serotonina, responsável pelo bem-estar e pelo relaxamento. A seguir, conheça os sete alimentos campeões para aquietar a mente.
Espinafre: O espinafre contém folato (ácido fólico), que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Segundo a nutricionista Rosana Farah, ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina. Além disso, segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o cérebro consome muita energia para funcionar e isso resulta na sobra de resíduos químicos oxidantes. É neste momento que alimentos, como o espinafre, começam a trabalhar para eliminar as substâncias em excesso, "desenferrujando" o cérebro.
Chocolate: O chocolate é rico em flavonoides, um tipo de antioxidante que favorece a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar e que melhora o humor, reduzindo a sensação de ansiedade. explica a especialista em nutrição clínica e gastronomia, Rosana Farah. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia. E de preferência ao chocolate amargo, bem menos calórico e mais rico em flavonoides.
Carnes e peixes: Eles são a melhor fonte natural de triptofano, aminoácido que em conjunto com a vitamina B3 e o magnésio produzem serotonina, um neurotransmissor importante no processo do sono, do humor e que regula os níveis de ansiedade. Além disso, as carnes e peixes contêm outro aminoácido chamado taurina. Esta substância aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade. "A recomendação diária em relação às carnes é de 1 a 2 porções, dê sempre preferência às carnes brancas e magras".
Banana: Um estudo feito por pesquisadores do Instituto de Pesquisas de Alimentos e Nutrição das Filipinas comprovou que esta fruta ajuda no combate da depressão e alivia os sintomas da ansiedade. Graças ao alto teor de triptofano qua a fruta carrega, ajudando na produção de serotonina.
Carboidratos: Os carboidratos, provenientes dos cereais na sua forma simples e integrais, e das frutas mais adocicadas, também podem combater a indesejada ansiedade. "Eles elevam o nível de açúcar no sangue, dando energia, bem-estar e disposição", explica Rosana Farah. Pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uvas, maçãs fazem parte deste grupo alimentar. A quantidade recomendada é de 6 a 9 porções diárias.
Leite, ovos e derivados magros: Eles são uma ótima fonte de um tipo de aminoácido, o triptofano, que alivia os sintomas de ansiedade. De acordo com a nutricionista Rosana Farah, uma vez no cérebro, o triptofano aumenta a produção de serotonina, o hormônio da felicidade, que é um neurotransmissor capaz de relaxar e dar sensação de bem-estar. A especialista recomenda o consumo de 2 a 3 porções por dia deste grupo de alimentos.
Saude em primeiro Lugar
SUCO NATURAL COM O MESMO EFEITO DE SIBUTRAMINA
A busca por remédios para o emagrecimento esta cada dia maior. Apesar de um ótimo resultado neste tipo de tratamento o seu efeito rebote (reganho de peso) pós tratamento é muito grande. Para solucionar este efeito o Emagrecendo com Beleza pesquisou junto com nutricionistas como obter o mesmo resultado de saciedade e controle da compulsão por comida de forma natural.
Com a pesquisa desenvolvemos um suco de Laranja com linhaça que provoca os mesmos resultados da subtramina sem seus efeitos colaterais e o melhor sem o efeito rebote.
Efeitos dos Suco:
A linhaça provoca sensação de saciedade prolongada, diminuindo o apetite e a compulsão por comida de maneira saudável e a laranja tem propriedades emagrecedoras. Esta junção não provoca a diminuição de seu metabolismo como a subtramina proporciona eliminando o efeito rebote caso para de tomar o suco diariamente.
Receita: # laranjas peras e forma de suco e uma colher de sopa de Linhaca.
Doces e Azeites
Arroz doce com azeite de baunilha
Ingredientes
Para o azeite de baunilha:
0,2 l Azeite Virgem Extra
1 vagem de baunilha
Para o Arroz doce:
0,9 l Leite
70g açúcar
1 pitada q.b. Sal
0,2 l Arroz carolino
2 ou 3 Gemas
Grué de cacau (Favas de cacau torradas e trituradas grosseiramente - q.b.)
Preparação
Para o azeite baunilhado:
1. Corte a vagem de baunilha ao meio longitudinalmente e raspe cuidadosamente todas as sementes, reserve sementes e vagem num copo misturador.
2. Aqueça ligeiramente o Azeite Virgem Extra e deite-o no copo. Triture.
3. Transfira para um recipiente hermético e opaco e mantenha à temperatura ambiente durante 48 horas. Filtre e reserve no mesmo recipiente dentro do frigorífico.
Para o arroz doce:
1. Lave o arroz e coza-o em água a ferver com uma pitada de sal até metade da cozedura.
2. Enquanto o arroz coze em água leve o leite a ferver com o açúcar.
3. Transfira o arroz para o leite e deixe terminar a cozedura tapado em fervura baixa mexendo frequentemente.
4. Retire do lume e deixe arrefecer ligeiramente, adicione então as gemas uma a uma.
5. Deixe arrefecer à temperatura ambiente e reserve no frigorífico.
Finalização e empratamento:
1. Salpique o arroz doce com o grué de cacau e termine com um fio de Azeite de baunilha.
segunda-feira, 29 de julho de 2013
Ossobuco da Chef
Ossobuco
Para 4 pessoas
1,2 kg de Ossobuco de vitela mirandesa (uma rodela por pessoa com cerca de 300 g)
2 Cenouras médias
2 Cebolas médias
1 colher de sopa de Concentrado de tomate
Sal, piripiri a gosto
1/2 litro de Água
1/2 litro de Vinho branco maduro seco
12 Azeitonas (de preferência alcaparras)
Azeite (cerca de 6 colheres de sopa)
Feijão verde (350 g) (opcional)
Corte o pernil de vitela mirandesa em rodelas de quatro a seis cm de espessura e passe-as por farinha. Numa frigideira ponha a aquecer o azeite em lume vivo; quando estiver bem quente, introduza as rodelas de carne e deixe alourar durante três a quatro minutos de cada lado.
Simultâneamente, num recipiente que possa ir ao forno, aqueça a água e o vinho branco maduro seco, tempere com sal, piripiri, e junte uma colher de sopa de concentrado de tomate, assim como cenouras e cebolas picadas em pequenos cubos. Introduza também no recipiente um raminho de cheiro feito com salsa, louro e tomilho, de preferência francês.
Quando este preparado estiver a ferver retire-o do lume, mexa muito bem, introduza as rodelas de pernil de vitela e leve a estufar no forno bem quente (250 ºC), sem tapar, durante uma hora e meia a duas horas.
O forno deve estar bem quente, pelo que deve ser ligado 15 a 20 minutos antes de se introduzirem os alimentos, e deve manter uma temperatura em que a água continue a ferver. Cinco minutos antes de terminar a cozedura junte ao molho as 12 alcaparras.
Este prato também pode ser todo confeccionado ao lume, contudo, a cozedura no forno proporciona uma melhor repartição do calor.
Acompanhe com batata-frita, esparguete cozido “ao dente” ou puré de batata, feijão verde cozido à parte, ligeiramente tostado na frigideira com uma noz de manteiga. Se quiser ser excêntrico, com risotto de coentros.
Para 4 pessoas
1,2 kg de Ossobuco de vitela mirandesa (uma rodela por pessoa com cerca de 300 g)
2 Cenouras médias
2 Cebolas médias
1 colher de sopa de Concentrado de tomate
Sal, piripiri a gosto
1/2 litro de Água
1/2 litro de Vinho branco maduro seco
12 Azeitonas (de preferência alcaparras)
Azeite (cerca de 6 colheres de sopa)
Feijão verde (350 g) (opcional)
Corte o pernil de vitela mirandesa em rodelas de quatro a seis cm de espessura e passe-as por farinha. Numa frigideira ponha a aquecer o azeite em lume vivo; quando estiver bem quente, introduza as rodelas de carne e deixe alourar durante três a quatro minutos de cada lado.
Simultâneamente, num recipiente que possa ir ao forno, aqueça a água e o vinho branco maduro seco, tempere com sal, piripiri, e junte uma colher de sopa de concentrado de tomate, assim como cenouras e cebolas picadas em pequenos cubos. Introduza também no recipiente um raminho de cheiro feito com salsa, louro e tomilho, de preferência francês.
Quando este preparado estiver a ferver retire-o do lume, mexa muito bem, introduza as rodelas de pernil de vitela e leve a estufar no forno bem quente (250 ºC), sem tapar, durante uma hora e meia a duas horas.
O forno deve estar bem quente, pelo que deve ser ligado 15 a 20 minutos antes de se introduzirem os alimentos, e deve manter uma temperatura em que a água continue a ferver. Cinco minutos antes de terminar a cozedura junte ao molho as 12 alcaparras.
Este prato também pode ser todo confeccionado ao lume, contudo, a cozedura no forno proporciona uma melhor repartição do calor.
Acompanhe com batata-frita, esparguete cozido “ao dente” ou puré de batata, feijão verde cozido à parte, ligeiramente tostado na frigideira com uma noz de manteiga. Se quiser ser excêntrico, com risotto de coentros.
Dieta da Sopa do Hospital do Coração perca 7 kilos em 7 dias
A Dieta da sopa do hospital Coração é com certeza uma Dieta para quem quer perder peso rapido. Ela é recomentada para quem fez cirurgia no coração, ou para quem tem problemas cardíacos e pretende perder aqueles quilinhos a mais.
A Dieta da sopa promete fazer você perder pelo menos 7kg em 7 dias, creio que dá pra perder mais, se você fizer junto alguns exercicios como caminhada por exemplo. A dieta é simples e a sopa muito fácil de fazer os alimento do cardápio são populares e facilmente são encontrados, caso tenha duvidas basta perguntar nos comentários.
FICA A DICA:
- Uma dica para acelerar seu metabolismo e dar mais sabor a sua sopa, adicione pimenta a sopa quanto for comer pode ser a do reino ou aquela vendida em mercado mesmo, isso fará com que seu metabolismo acelere ajudando você a queimar calorias mais rápido.
Cardápio da Dieta da sopa
Confira abaixo o cardápio, lembrando que a dieta do coração aliada a exercícios físicos pode melhorar e muito o resultado final.
1º Dia de dieta
Coma todas as frutas que desejar (nada de exageros), exceto banana e abacate. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia; beba chá, suco de uva (sem açúcar) e água à vontade.
Coma todas as frutas que desejar (nada de exageros), exceto banana e abacate. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia; beba chá, suco de uva (sem açúcar) e água à vontade.
2º Dia de dieta
Pode comer todos os legumes frescos que desejar (cru ou cozido) pode comer verduras a vontade. No jantar, se quiser, comer uma batata grande cozida com manteiga. Tome a sopa sempre que desejar.
3º Dia de dieta
Coma frutas e legumes à vontade, exceto batata, tome a sopa pelo menos duas vezes ao dia.Obs: Se ao final do dia tiver feito tudo que lhe foi recomendado, deverá ter perdido em torno de 2300 a 3200 calorias.
4º Dia de dieta
Coma até 8 bananas e beba copos de leite desnatado à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia.Obs: A banana e o leite possuem calorias, carboidratos, potássio, proteínas e cálcio que seu organismo estará necessitando neste dia particular de sua dieta. Eles irão diminuir o seu desejo de comer açúcar.
5º Dia de dieta
Hoje você poderá comer de 280 a 400 gramas de carne vermelha ou branca grelhada, com uma porção de tomates frescos e firmes temperados com sal, limão e azeite de oliva. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba de 6 a 10 copos de água durante o dia, para eliminar o ácido úrico.
6º Dia de dieta
Hoje você pode comer até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Tome sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar a vontade.
Hoje você pode comer até 3 bifes grandes grelhados de carne vermelha ou branca acompanhados de legumes cozidos, exceto batata. Tome sopa pelo menos 2 vezes ao dia, beba água, café, chá e sucos sem açúcar a vontade.
7º Dia de dieta
Hoje você pode comer arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar a vontade.
Hoje você pode comer arroz integral, legumes cozidos ou crus à vontade. Tome a sopa pelo menos 2 vezes ao dia. Beba água, café, chá e sucos sem açúcar a vontade.
Ingredientes Sopa da Dieta do Coração
Ingredientes
- 02 folhas de louro;
- 01 Berinjela;
- 02 Nabos;
- 02 Maços de Cheiro Verde e Agrião;
- 02 Pimentões;
- 01 Repolho Grande;
- 02 Tomates;
- 01 Aipo (Metade se for grande);
- 02 Cenouras;
- 02 Xícaras de vagem picada;
- 02 Tabletes de Caldo Knorr;
- 03 Dentes de Alho;
- 04 Jilós grandes;
- Sal e Pimenta do Reino.
Modo de Preparo
- Comece cortando os legumes em pedaços pequenos, pique o cheiro verde e as folhas de aipo.
- Coloque os legumes, o cheiro verde e o aipo em uma panela grande com água e na seqüência os tabletes de sua preferência, sal e pimenta do reino (Obs: cuidado com o excesso de sal).
- Cozinhe em fogo alto, até ferver, baixe o fogo deixando os legumes cozinhar.
Cookies integrais
Receita
1 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de aveia em flocos
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
200g de manteiga (ou uma xícara de óleo vegetal)
1/2 de xícara de açúcar demerara ou orgânico
1/2 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
3/4 de xícara do recheio (uvas passas, chocolate picadinho, coco, castanha...)
Misture os quatro últimos ingredientes na batedeira até ficarem bem homogêneos Acrescente o restante dos ingredientes, deixando o recheio por último. Bata até misturar bem. Coloque porções com uma colher na assadeira, deixando um espaço de dois dedos entre eles. Asse em forno a 200 graus até começarem a ficar com as bordinhas douradas. Deixe esfriar para firmarem.
Se porcionar com colher de chá, rende cerca de 80 unidades.Cookies integrais
1 xícara de farinha de trigo comum
1/2 xícara de aveia em flocos
1 1/2 xícara de farinha de trigo integral
1 colher de chá de fermento
200g de manteiga (ou uma xícara de óleo vegetal)
1/2 de xícara de açúcar demerara ou orgânico
1/2 de xícara de açúcar mascavo
2 ovos
3/4 de xícara do recheio (uvas passas, chocolate picadinho, coco, castanha...)
Misture os quatro últimos ingredientes na batedeira até ficarem bem homogêneos Acrescente o restante dos ingredientes, deixando o recheio por último. Bata até misturar bem. Coloque porções com uma colher na assadeira, deixando um espaço de dois dedos entre eles. Asse em forno a 200 graus até começarem a ficar com as bordinhas douradas. Deixe esfriar para firmarem.
Se porcionar com colher de chá, rende cerca de 80 unidades.Cookies integrais
Que tal um Bife a Parmegiana??
Receita
Ingredientes
- Farinha de rosca
- 1 cebola ralada
- 1 kg de contra filé
- 1 gema de ovo para empanar os bifes
- 1 lata de molho de tomate pronto
- Tempero completo
- 200g de presunto
- 200 g de mussarela
- 2 alhos picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
1. Tempere os bifes com os ingredientes secos e faça-o à milanesa.
2. Trite e coloque todos os bifes em uma assadeira de sua preferência.
3. Cubra os bifes com presunto e mussarela e coloque por último o molho.
4. Leve ao forno para derreter a mussarela.
5. Depois é só servir.I
Ingredientes
- Farinha de rosca
- 1 cebola ralada
- 1 kg de contra filé
- 1 gema de ovo para empanar os bifes
- 1 lata de molho de tomate pronto
- Tempero completo
- 200g de presunto
- 200 g de mussarela
- 2 alhos picado
- Sal a gosto
Modo de preparo
1. Tempere os bifes com os ingredientes secos e faça-o à milanesa.
2. Trite e coloque todos os bifes em uma assadeira de sua preferência.
3. Cubra os bifes com presunto e mussarela e coloque por último o molho.
4. Leve ao forno para derreter a mussarela.
5. Depois é só servir.I
sábado, 27 de julho de 2013
Panelada do Acre
Como fazer a Panelada do Acre:
Produtos para Panelada:
- 2 quilos de bucho, tripa e unha de boi
- 3 cebolas normais picadas em fatias finas
- 4 dentes de alho fatiados ou picados
- 4 tomates fatiados ou picadinho
- 2 pimentões do tipo verde picadinho
- Cheiro verde a gosto – pode ser salsinha, cebolinha ou outros do seu quintal
- Sal conforme seu gosto
- Pimenta do reino moida e na quantidade que desejar para ficar mai ou menos picante
- Corante tipo ou o colorau a gosto
- 3 folhas de louro
- Meio copo normal de azeitonas verdes – retirar os caroços
- Água para cobrir os ingredientes
- Limão – usa a gosto
- Um pouco de azeite – também a gosto
Como fazer a panelada:
- Limpe cortando fora uma parte das gorduras das carnes e pique em pedaços meio pequenos.
- Coloque a carne e os ingredientes na panela: cebola, alho, tomate, pimentão, cheiro verde, pimenta do reino, sal, corante, colorau e refogue no minimo de azeite possivel e acrescente acrescente água e a folha de louro.
- Depois de bem cozidos, coloque as azeitonas.
Todos os ingredientes poderão ser alterados para mais ou para menos, conforme o gosto de cada um, também poderá acrescentar mais alimentos e incrementar a sua panelada.
Camarao no Bafo, Receita do Amapa.
Ingredientes
- ½ kg de camarão sete-barbas, com casca, sem cabeça
- 1 dose de cachaça de alambique
- Sal a gosto (sugestão 2 colher de sobremesa rasa)
- 2 dentes de alho picados
- ½ cebola picada
- 1 pimenta dedo de moça, sem sementes, bem picada
- 1 tomate muito bem picado
Modo de preparo
- Misture todos os ingredientes e deixe tomar gosto, na geladeira, por 1 hora.
- Leve à cozinhar, aos poucos, no vapor, até que avermelhem (cerca de 10 minutos).
- Use uma panela a vapor, que pode ser a cuscuzeira.
- Na falta desses equipamentos, use uma peneira metálica em uma panela comum, como fazem os caiçaras.
Dica
- Compre os camarões com cabeça, pois a cabeça aderida ao corpo, é sinal que o camarão é fresco.
- 1 kg de camarões com cabeça, rende pouco mais de ½ kg, sem cabeça.
- Mantenha sempre o camarão na geladeira, até a hora do preparo.
Bolo de Acai
Receita de Bolo Simples de Acai:
- 4 ovos;
- 3 ½ xícaras de chá de açúcar mascavo;
- 5 xícaras de chá de farinha de trigo;
- 150 g de manteiga;
- 1 ½ colher de chá de fermento;
- 1 pitada de sal;
- 500g de polpa de açaí derretida;
- 1 copo americano de suco de laranja.
- MODO DE PREPARO
- - Misture o açúcar com a manteiga até formar um creme. Acrescente os ovos um a um e bata bem. Adicione a farinha de trigo, aos poucos, e vá batendo. Coloque o fermento, o sal, a polpa de açaí e o suco de laranja e bata mais um pouco;
- Coloque em uma forma untada. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos ou até enfiar palitinhos de dente e eles não saírem sujos.
Hoje falaremos de costumes gastronomicos da Regiao Norte. Uma regiao ainda pouco conhecida dentro do proprio Brasil, pois eh... Estrangeiros se interessam mais sobre esta regiao do que nos que estamos na paarte sulista do Brasil. Nos do Sudeste e Sul estamos muitas vezes muito mais antenados com os produtos internacionais, pratos estrangeiros do que com nossa propria cultura do Norte. Nao eh nossa culpa de alguma forma. Isso se deve a nossa heranca historica cultural, que podemos abordar em um outro momento. Hoje sera apenas uma introducao aos costumes do povo do Norte. Espero que acompanhem e gostem dessa minha tentativa de mostrar algo interessante a voces. Vou Privilegiar hoje o Acai em minhas receitas e apresentacao. A escolha se deve a enorme simpatia que o produto conquistou em todo Brasil. Depois passaremos para produtos menos conhecidos . Vamos La?
I- Região Norte
Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.
A culinária desta região tem influência indígena e se divide em frutos do mar e frutos da terra. Podemos encontrar um clima quente e úmido.
Pratos e bebidas típicos
Roraima - Neste estado você encontra opções variadas. Não possui uma comida tipicamente regional. Podemos encontrar os seguintes pratos: carne de sol, paçoca com banana, feita com a mistura de farinha, banana e carne de sol, tapioca feita de goma de macaxeira, guisado de galinha, caldeirada, etc. Entre as frutas podemos destacar: cupuaçu, graviola, buriti e açaí.
Amazonas - A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.
Acre - No acre temos uma mistura da cozinha nordestina, paraense, síria e libanesa. Os seguintes pratos são apreciados: carne de sol, baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, tapioca, quibe cru e frito, tabule, esfihas, macaxeira cozida e doces como cocadas, bananadas, açaí, graviola, buriti, cajá e outras frutas típicas.
Rondônia - Assim como nos demais estados, em Rondônia a culinária é a base de peixe, também com influência indígena. Possui pratos variados, de outros estados, como caruru, caldeirada de tucunaré, pato no tucupi, tacacá, munguzá e doces de buriti.
Pará - Na culinária paraense há predomínio de influências indígenas e grande utilização de produtos oriundos da floresta amazônica. A base da cozinha do Pará é a mandioca, utilizada no preparo de beijus, pirões e mingaus. Encontramos em diversas preparações também a castanha-do-Pará. Outras preparações como pato no tucupi, maniçoba, jambu e tacacá também são bastante consumidos.
Amapá - Neste local podemos destacar pratos como o tucunaré recheado, maniçoba, pescada da gurijuba, camarão ao bafo, etc. Na sobremesa são consumidas as frutas típicas: bacuri, mucajá, murici, pequiá e outras.
Tocantins - Tem predomínio da cozinha indígena, portuguesa, paulista e mineira. Encontramos neste estado, arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha e outras preparações.
Pontos positivos: O consumo de peixe é elevado, tornando o prato do nortista mais saudável, devido às propriedades benéficas deste alimento. O consumo de frutas regionais também é um hábito saudável.
Ponto negativo: Observarmos que nesta região, os alimentos fontes de carboidratos e proteínas estão presentes, porém não verificamos o consumo freqüente de saladas com verduras e legumes, que fornecem vitaminas e minerais importantíssimos para a saúde.
sexta-feira, 26 de julho de 2013
Origens de Culinarias Brasileiras
1 - Para começar, você sabe de onde veio a feijoada?
São Paulo. Apesar de ter sido adotada pelo Rio de Janeiro, a iguaria é paulista e sua origem remonta dos tempos coloniais. É descendente das culinárias europeia e africana. A tradicional feijoada brasileira é feita com feijão-preto, orelha, pé e rabo de porco, paio e carne-seca. É servida com arroz, couve, torresmo, laranja e toucinho.
2 - Você sabe qual é a origem da moqueca capixaba?
Espírito Santo. Popular em outras regiões banhadas pelo mar, a moqueca capixaba é tida como o prato típico de seu Estado. Ao contrário da baiana, não leva azeite de dendê nem leite de coco. Para ganhar cor, o segredo é o urucum.
3 - Você sabe qual é a origem da maniçoba?
Pará. Este cozido é feito com folhas de maniva (ou mandioca-brava), que devem ser preparadas corretamente para perderem seu veneno. Completam a receita ingredientes usados também no preparo da feijoada, com exceção do feijão. Experimente com farinha de mandioca.
4 - Você sabe qual é a origem do furrundu?
Mato Grosso do Sul. Trata-se de uma sobremesa, feita com doce de mamão verde ralado, rapadura, gengibre, cravo e canela. Deu água na boca?
5 - Você sabe qual é a origem da tapioca?
Amazonas. Herança indígena, a tapioca é uma espécie de panqueca, feita com uma farinha especial de mandioca. Em Manaus, o recheio tradicional é o tucumã, uma fruta pequenina de gosto similar ao do amendoim.
6 - Você sabe qual é a origem da quirera?
Paraná. Um prato para quem precisa de sustância, como os tropeiros que cruzavam o Sul do Brasil e o criaram. É feito com costela de porco, liguiça e quirera de milho (daí o nome).
7 - Você sabe qual é a origem do acarajé?
Bahia. Um dos principais carros-chefe da culinária nordestina, este bolinho frito é considerado patrimônio cultural imaterial brasileiro. A massa é feita de feijão-fradinho e deve ser frita em azeite de dendê. O recheio mais comum é o vatapá.
8 - Você sabe qual é a origem do arroz de capote?
Piauí. Esta foi difícil, não? Pois é uma iguaria deliciosa, que leva, além de arroz, pedacinhos de galinha-d'angola (ou capote).
9 - Você sabe qual é a origem do baião-de-dois?
Ceará. Mais precisamente, do sertão. No entanto, é um prato bastante apreciado em todo o Nordeste brasileiro. Trata-se de um arroz com feijão bem incrementado, graças à adição de carne-seca, coentro e queijo de coalho.
10 - Você sabe qual é a origem do bambá de couve?
Minas Gerais. Apesar de menos popular que a canja, é uma sopa bastante saborosa. Seus ingredientes são fubá, couve e linguiça. Ideal para esquentar o corpo nas noites frias.
Bamba de Couve!!!!
3 colh (sopa) de fubá
1/2 litro de água
1/2 maço de couve - metade rasgada e metade cortada bem fina
2 colh (sopa) de óleo com alho batido
sal a gosto
Para os bolinhos:
3 ovos
1 colh (sopa) de farinha de trigo
100 g de queijo minas em pedaços pequenos
1/2 maço de cheiro-verde picado
óleo para fritura
sal a gosto
Em uma panela, dissolva as 3 colheres de fubá na água fria e cozinhe por 30 minutos. Em uma frigideira, refogue a couve úmida com o óleo com alho batido e sal. E então, misture o fubá cozido (ficou um creme não muito espesso) com a couve e deixe cozinhar por 20 minutos.
Os bolinhos:
Bata os 3 ovos e coloque a colher de farinha de trigo.
Acrescente o cheiro-verde picado, os pedaços pequenos de queijo minas e tempere com sal a gosto.
Em uma frigideira, coloque óleo e deixe bem quente.
Pegue colheradas do creme com pedaços de queijo e ponha para fritar.
Depois de fritos, junte os bolinhos ao bambá e sirva quente.
Bamba de Couve!!!!
Ingredientes
Para o caldo:
3 colh (sopa) de fubá
1/2 litro de água
1/2 maço de couve - metade rasgada e metade cortada bem fina
2 colh (sopa) de óleo com alho batido
sal a gosto
Para os bolinhos:
3 ovos
1 colh (sopa) de farinha de trigo
100 g de queijo minas em pedaços pequenos
1/2 maço de cheiro-verde picado
óleo para fritura
sal a gosto
Modo de preparo
O caldo:
Em uma panela, dissolva as 3 colheres de fubá na água fria e cozinhe por 30 minutos. Em uma frigideira, refogue a couve úmida com o óleo com alho batido e sal. E então, misture o fubá cozido (ficou um creme não muito espesso) com a couve e deixe cozinhar por 20 minutos.
Os bolinhos:
Bata os 3 ovos e coloque a colher de farinha de trigo.
Acrescente o cheiro-verde picado, os pedaços pequenos de queijo minas e tempere com sal a gosto.
Em uma frigideira, coloque óleo e deixe bem quente.
Pegue colheradas do creme com pedaços de queijo e ponha para fritar.
Depois de fritos, junte os bolinhos ao bambá e sirva quente.
Assinar:
Postagens (Atom)