sábado, 27 de julho de 2013




Hoje falaremos de costumes gastronomicos da Regiao Norte. Uma regiao ainda pouco conhecida dentro do proprio Brasil, pois eh... Estrangeiros se interessam mais sobre esta regiao do que nos que estamos na paarte sulista do Brasil. Nos do Sudeste e Sul estamos muitas vezes muito mais antenados com os produtos internacionais, pratos estrangeiros do que com nossa propria cultura do Norte. Nao eh nossa culpa de alguma forma. Isso se deve a nossa heranca historica cultural, que podemos abordar em um outro momento. Hoje sera apenas uma introducao  aos costumes do povo do Norte. Espero que acompanhem e gostem dessa minha tentativa de mostrar algo interessante a voces. Vou Privilegiar hoje o Acai em minhas receitas e apresentacao. A escolha se deve a enorme simpatia que o produto conquistou em todo Brasil. Depois passaremos para produtos menos conhecidos . Vamos La?


I-  Região Norte

Composta pelos estados de Roraima, Amazonas, Acre, Rondônia, Pará, Amapá e Tocantins.

A culinária desta região tem influência indígena e se divide em frutos do mar e frutos da terra. Podemos encontrar um clima quente e úmido.
Pratos e bebidas típicos
Roraima - Neste estado você encontra opções variadas. Não possui uma comida tipicamente regional. Podemos encontrar os seguintes pratos: carne de sol, paçoca com banana, feita com a mistura de farinha, banana e carne de sol, tapioca feita de goma de macaxeira, guisado de galinha, caldeirada, etc. Entre as frutas podemos destacar: cupuaçu, graviola, buriti e açaí.
Amazonas - A culinária amazonense é uma das mais exóticas do país. Tem forte influência indígena. O peixe é a base da alimentação e os pratos são temperados com pimenta, herança dos índios que não conheciam o sal. Neste local temos à nossa disposição peixes de água doce e deliciosos pratos como, pato no tucupi, tacacá, tambaqui na brasa, pamonha, doce de buriti, pudim de cupuaçu, etc.
Acre - No acre temos uma mistura da cozinha nordestina, paraense, síria e libanesa. Os seguintes pratos são apreciados: carne de sol, baião de dois, cuscuz de milho, pamonha, tapioca, quibe cru e frito, tabule, esfihas, macaxeira cozida e doces como cocadas, bananadas, açaí, graviola, buriti, cajá e outras frutas típicas.
Rondônia - Assim como nos demais estados, em Rondônia a culinária é a base de peixe, também com influência indígena. Possui pratos variados, de outros estados, como caruru, caldeirada de tucunaré, pato no tucupi, tacacá, munguzá e doces de buriti.
Pará - Na culinária paraense há predomínio de influências indígenas e grande utilização de produtos oriundos da floresta amazônica. A base da cozinha do Pará é a mandioca, utilizada no preparo de beijus, pirões e mingaus. Encontramos em diversas preparações também a castanha-do-Pará. Outras preparações como pato no tucupi, maniçoba, jambu e tacacá também são bastante consumidos.
Amapá - Neste local podemos destacar pratos como o tucunaré recheado, maniçoba, pescada da gurijuba, camarão ao bafo, etc. Na sobremesa são consumidas as frutas típicas: bacuri, mucajá, murici, pequiá e outras.
Tocantins - Tem predomínio da cozinha indígena, portuguesa, paulista e mineira. Encontramos neste estado, arroz com pequi, feijão tropeiro, galinhada, peixe na telha e outras preparações.
Conhecendo a Culinária Brasileira  Região Norte
Pontos positivos: O consumo de peixe é elevado, tornando o prato do nortista mais saudável, devido às propriedades benéficas deste alimento. O consumo de frutas regionais também é um hábito saudável.
Ponto negativo: Observarmos que nesta região, os alimentos fontes de carboidratos e proteínas estão presentes, porém não verificamos o consumo freqüente de saladas com verduras e legumes, que fornecem vitaminas e minerais importantíssimos para a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário