terça-feira, 19 de julho de 2011

Mercadao de sao Paulo, experiencias sensoriais que vao alem da imaginacao

O mercadao de Sao Paulo era um sonho antigo para mim. Nao moro tao longe, moro a 40 minutos de aviao, mas era um passeio que vinha sendo adiado nao sei porque. Resolvi entao colocar o plano em pratica e partir para Sampa cheia de mas intencoes... gastronomicas eh claro!! Falava-se no famoso pao com mortadela, dos pasteis , das frutas, dos queijos e peixes , enfim, tudo me levava a crer que seria um passeio de grande valia, para mim que sou chefe de cozinha.

Soh que ao entrar no mercadao , imediatamente percebi que o local era muito mais que o maravilhoso e inesquecivel pao com mortadela, era simplesmente um Oasis de variedades e qualidade de produtos no mercado meio desertico brasileiro, deuma forma geral. Amei o que vi, senti e provei!!
Queijos, frutas, temperos, carnes... Tem de tudo e mais um pouco por ali. Basta uma volta para perceber quão rica é a diversidade culinária do local, conhecido por abastecer desde as cozinhas simples dos consumidores às mais rebuscadas, pertencentes aos grandes restaurantes paulistanos. 

Nossa visita gastronômica começa nos estandes de frutas. Esqueça as comuns e delicie-se com sabores vindos do mundo inteiro. Ali, você encontrar frutas vermelhas e amarelas colombianas com a mesma facilidade com que toparia com uma banana na feira livre. A fruta espinhosa de gosto doce tem o poder de devolver um amor perdido, segundo os simpáticos vendedores do emporio das frutas. Eram tantas opcoes e sabores que me fizeram viajar, inventando mil drinks e caipirinhas com toda aquela diversidade  de frutas maravilhosas. 

Opções para saborear como sobremesa, logo após o almoço, também não faltam. A granadinne, vinda da Colômbia, é boa para comer de colher e tem gosto semelhante ao do maracuja, soh que bem mais doce.
Nem soh de frutas vive o mercado , a quantidade de carnes , peixes e aves  eh sentida pela quantidade de boxes ou açougues, mas tambem pela variedade de carnes exóticas oferecidas aos clientes. Tem de avestruz, de capivara, javali e até de jacaré – todas certificadas pelo Ministério da Fazenda. O foie gras e a carne de paca empatam em primeiro lugar no quesito preço: R$ 220 o quilo no box Porco Feliz.

Quem gosta de um bom bacalhau também ganha com a viagem. A variedade de estandes que vende o peixe é grande, assim como a diferenciação de preços. Vale optar pelo mais fresco, mas não deixe de pechinchar. O camaroes de boa qualidade a carne de siri, o polvo, tudo a contento do fregues!! As frutas secas, tamaras vinda de Israel!! que loucura, os queijos maravilhosos, salames, simplesmente uma loucura de degustacao!! provei tudo sem menor pudor, mergulhei naquele mundo de sensacoes , que me estimulavam a toda forma de prazer. O prazer de beber um bom vinho com todos aqueles queijos e eh logico aproveitar a boa companhia.



Fotos nao traduzem a realidade daquele local, e nem a quantidade de bons produtos ali encontrados, por isso, vc que ama cozinhar como eu nao perca a oportunidade de conhecer este maravilhoso espaco!!










Além do amplo espaço para comprar, o Mercadão ainda conta com um mezanino, inaugurado em 2004, que reúne restaurantes e uma praça de alimentação


Nenhum comentário:

Postar um comentário